Normas para Publicação
1. MODALIDADES:
1.1. O participante poderá inscrever trabalhos nas seguintes modalidades:
1.1.1. Comunicação Oral – Breve comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento ou já concluída, apresentando justificativa, objetivos, método, resultados (parciais ou finais) e considerações finais. O relato poderá ser acompanhado, ou não, de recurso multimídia.
1.1.2. Pôster – Divulgação, por meio de suporte impresso em papel, lona, plástico ou outros, de relatos de experiência, atividades práticas ou de extensão ou ainda de trabalhos realizados no âmbito de disciplinas de graduação que apresentem sólida fundamentação teórica, justificativa, objetivos, método, resultados e considerações finais.
2. EIXOS TEMÁTICOS/GRANDES ÁREAS:
2.1. No ato da submissão do artigo, o participante deverá indicar em qual dos eixos temáticos inscreverá o(s) trabalho(s):
2.1.1 Ciências Exatas e da Terra;
2.1.2 Ciências Biológicas;
2.1.3 Engenharia Sanitária;
2.1.4 Engenharia de Produção;
2.1.5 Ciências Agrárias;
2.1.6 Ciências da Informação;
2.1.7 Ciências Humanas e Sociais;
2.1.8 Educação.
3. INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS:
3.1. A inscrição dos trabalhos ocorrerá no período de 19 de agosto a 04 de setembro.
3.2. Serão aceitas duas modalidades de trabalho: pôster e comunicação oral. Para a modalidade Pôster, o(s) autor(es) deve(m) encaminhar um resumo simples de acordo com as normas e modelo oferecido pela Comissão Científica da SNCT 2019. Já para a apresentação de comunicação oral, o(s) autor(es) deverá encaminhar artigo completo de acordo com as normas e modelo oferecido pela Comissão Científica da SNCT 2019.
3.3. O arquivo do trabalho deve ser salvo com o nome do autor e eixo temático.
Exemplo: NayanaTeles_eixo 8 (utilizar o último algarismo numérico de cada eixo)
3.4. O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado no site do evento no dia 16 de setembro de 2019.
3.5. Os trabalhos poderão ser rejeitados, aceitos ou aceitos com correção, neste último caso, o autor deverá efetuar as correções sugeridas pelo parecerista sobre as alterações necessárias e deverá enviar o novo arquivo até o dia 23 de setembro. A não realização das alterações implicará na rejeição do trabalho.
3.6. A data da apresentação dos trabalhos (comunicação oral e pôsteres) será comunicada por e-mail no dia 14 de outubro de 2019.
4. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS:
4.1. Pôster (resumo simples)
4.1.1. Ser um resumo informativo (NBR 6028/2003), ou seja, um resumo que informe ao leitor a finalidade do trabalho, o método utilizado, os resultados alcançados e as considerações finais.
4.1.2. O resumo deverá ser redigido em um parágrafo único, sem recuo, e ter no máximo 500 palavras, sem notas de rodapé e sem referências bibliográficas, com título em negrito, letra maiúscula e centralizado, nome(s) do(s) autor (es) à direita, seguido do nome da instituição e do e-mail.
4.1.3. Devem ser indicadas três palavras-chave, justificadas à esquerda, abaixo do resumo, separadas por ponto.
4.1.4. Para digitação/formatação do resumo, utilizar o editor de texto Microsoft Word 2000 ou posterior (formatos .doc ou .docx), papel de tamanho A4, letra Arial, corpo 12, cor preta, espaçamento entre linhas simples, margens direita e esquerda de 3,0 cm, margens superior e inferior com 2,5 cm, alinhamento justificado.
4.1.5. Artigo completo (até 10 páginas).
4.1.6. 4.1.6. O texto completo deverá conter os seguintes itens: a) Título; b) Nome do autor e coautores completos (e por extenso); c) Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver); d) Indicação do eixo temático; e) Ter até 10 páginas; f) O documento deverá ser salvo em Arquivo PDF (.pdf); g) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências (seguir normas da ABNT); j) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave. k) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.
5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5.1. COMUNICAÇÃO ORAL:
5.1.1. Cada sessão de Comunicação Oral terá um coordenador, designado pela organização do evento.
5.1.2. Cada participante terá 15 minutos para a apresentação do trabalho (relato de experiência e/ou pesquisa), podendo ou não, utilizar-se de recurso multimídia.
5.1.3. O debate dos trabalhos apresentados será ao final da sessão.
5.1.4. Serão disponibilizados os materiais necessários para as apresentações, como multimídia com computador.
5.1.5. Os usuários de multimídia deverão chegar antes do início das apresentações às salas para testar seus arquivos. O único programa disponível para apresentação será o PowerPoint da Microsoft (ppt). O evento não se responsabilizará por arquivos incompatíveis.
5.1.6. 5.1.6. Recomenda-se salvar o arquivo da apresentação em mídias diferentes (pen drive e CD) e manter uma cópia no e-mail pessoal para eventuais contratempos.
5.2. PÔSTER:
5.2.1. Cada participante deverá afixar seu(s) pôster (es) no local e hora indicados pela comissão organizadora do evento.
5.2.2. O participante também será responsável pela retirada do pôster após o término do evento.
5.2.3. Em horário determinado pela comissão organizadora, um dos autores do pôster deverá estar presente no local de exposição, para explicar o trabalho à comissão científica e demais interessados.
5.2.4. A confecção do pôster é de responsabilidade do autor. As dimensões do pôster deverão ser de 0,90m de largura por 1,20m de altura.
5.2.5. No pôster deverá conter as seguintes informações: (1) Título do trabalho idêntico ao do resumo aprovado; (2) Autor (es), instituição e e-mail; (3) Introdução; (4) Objetivos; (5) Método; (6) Resultados; (7) Considerações finais; (9) Referências.
CRONOGRAMA
12 a 16 de agosto: Divulgação do evento e do cronograma de submissão de trabalhos
19 de agosto a 04 de setembro: Inscrição dos trabalhos
16 de setembro: Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos
23 de setembro: Prazo final para os autores de trabalhos aceitos com restrições enviarem os novos arquivos corrigidos
04 de outubro: Resultado final dos trabalhos aceitos para apresentação na SNCT
14 de outubro: Divulgação do ensalamento, datas e horários de apresentação dos trabalhos.
DOWNLOADS
Normas de Submissão em PDF: baixar aqui.
Template de Comunicação Oral: baixar aqui.
Template de Pôster: baixar aqui.